Após recurso, Conar libera comercial de Skol para ‘atletas não oficiais’
Em novo julgamento, o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) acolheu o recurso apresentado pela Ambev e decidiu liberar a propaganda da Skol Ultra, anunciada como “a cerveja oficial dos atletas não oficiais”.
Na decisão anterior, anunciado em novembro, o Conar tinha decidido, por unanimidade, pela retirada da campanha do ar, acatando denúncia de consumidores que criticaram a associação entre consumo de bebida e esporte.
Agora, em julgamento realizado na quinta-feira (10), o órgão decidiu, por maioria de votos, trocar a decisão de “sustação” por apenas uma “advertência”.
Segundo a assessoria de imprensa do Conar, a reversão da decisão levou em consideração o fato do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária vedar a associação entre bebidas alcoólicas e esportes olímpicos e não esportes de uma maneira geral.
Ainda segundo o Conar, a advertência é para que marca e agência redobrem o cuidado ao promover associação entre cerveja e esporte, mas a Skol fica autorizada a manter a veiculação do comercial sem necessidade de alterações.
Procurada pelo G1, a Ambev não comentou a vitória no Conar.
Por se tratar de uma decisão por maioria de votos e não por unanimidade, ainda cabe recurso ao Conar.
O comercial, que anuncia o lançamento da Skol Ultra, começou a ser veiculado em rede nacional em setembro. Embalado pela trilha sonora “Feeling Good”, de Nina Simone, o filme mostra pessoas comuns praticando atividades físicas em diferentes locais. A cerveja é apresentada como uma bebida com ‘menos carboidratos, menos calorias’. Assista ao vídeo
Segundo a Ambev, a Skol Ultra tem 4,2% de teor alcoólico o que corresponde a 0,7% a menos do que a Skol Pilsen, além de 22% a menos de calorias.
A campanha é assinada pela agência Wieden + Kennedy.