Projeto adiciona realidade a anúncios photoshopados
Chamar a aparência das pessoas retratadas em propagandas de “padrão de beleza” não faz sentido. Não só por não se tratar de forma alguma do que poderia ser considerado padrão, ou mesmo belo – mas principalmente pelo fato de que tais imagens simplesmente não são reais. A iniciativa do projeto Unphotoshop procura justamente trazer essas fotos de volta para a realidade, devolvendo às imagens o que foi apagado, através de algumas nada discretas “intervenções” nas propagandas de rua.
O resultado foi conquistado ao adesivar com espinhas, rugas, estrias, manchas e outras características normais, belas, naturais e que todo mundo tem, as imagens das pessoas nos anúncios. Aqueles que obviamente haviam sido manipulados foram os mais visados pelo grupo de artistas.
Os adesivos, criados pelo próprio grupo, e devidamente pensados para poderem alcançar a maior variedade de imagens – com variados tons de pele, tamanhos e cores, tem o objetivo, claro e direto de mostrar para as pessoas que não há problema algum em possuir tais marcas, além, é claro, de evidenciar o quanto os anúncios são manipulados e alterados digitalmente.
O projeto também aponta a necessidade urgente, nas mídias, agências de publicidade e designers em geral, de se abandonar tais práticas e voltar o foco para algo necessariamente mais sedutor, inclusivo e justo: a realidade e as pessoas como elas são.