Mural da TNT combate a xenofobia
Em seu novo posicionamento, a TNT Energy Drink se alia à arte urbana para expressar a atitude da marca em sua campanha Real Content. Criada pela Y&R sob o mote #PodeVir, a estratégia consiste em instalar obras nas ruas de são Paulo e na criação de conteúdo para as redes sociais. Depois de dezenas de artistas já terem sido convidados a expor, chegou a vez de Apolo Torres, um dos principais muralistas do Brasil, mostrar seu trabalho.
Nesta intervenção artística, Apolo Torres aborda o preconceito e a xenofobia com a intenção de desconstruir a vítima, o oprimido, retratando o imigrante/migrante com autoestima e orgulho da sua origem. “Acreditamos na arte de rua como forma de expressão, de demonstração de atitude e resistência. Como a ‘tela’ para essas obras é a própria cidade, um organismo vivo e dinâmico, temos condições de aproveitar o factual para criar arte”, comenta Eliana Cassandre, gerente de propaganda da marca.
Na obra, o personagem principal é um homem de origem africana, usando um terno colorido, destacando traços característicos da sua cultura. Segundo o artista, a proposta da imagem tridimensional é integrar o pedestre à obra, incentivando a reflexão sobre a importância da tolerância.
“Minha ideia é representar esse choque cultural, mas sempre valorizando a pluralidade. É um estrangeiro que se aceita, que celebra suas origens, tem orgulho de ser quem é, e na obra fica evidente o poder e a presença dele. A surpresa é algo natural, mas o respeito é fundamental. Acho que a arte tem potencial para trazer certos assuntos à tona e estimular o diálogo, e é isso que eu pretendo com essa obra”, comenta Apolo.