Investimento em publicidade digital cresce 26% em 2016
O mercado de publicidade digital fechou superando expectativas em 2016, quando registrou um total de 11,8 bilhões de reais em investimentos, o que demonstra um crescimento de 26%, em relação ao mesmo período do ano anterior. As projeções eram de crescimento de 12% (o equivalente ao total de 10,4 bilhões de reais). Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 29/3, pelo IAB Brasil.
O levantamento abrange compradores e vendedores de mídia, entre anunciantes, veículos, ad networks, agências e outras empresas que compõem o cenário de mídia nacional, e são referendados por dados do IAB Brasil e pesquisas internacionais. Conforme explicou Cristiano Nobrega, novo presidente do IAB Brasil, os dados colhidos demonstram o avanço do mercado midiático diante da crise que o país vive: “Os números comprovam o rápido amadurecimento da publicidade digital e a eficiência do meio, principalmente em um ano fortemente marcado por uma séria crise na economia brasileira”.
Nobrega, atribuiu o bom resultado de 2016, ao fato do digital ser “um meio muito efetivo”. O executivo também destacou ainda o crescimento do segmento de vídeo, que registrou um total de 2,2 bilhões reais em investimentos, respondendo por 19% do total registrado pelo mercado de publicidade digital no país. O valor é mais do que o dobro do registrado em 2015, quando os vídeos responderam por faturamento de 1,038 bilhão de reais.
Outro segmento que cresceu na última temporada foi display e redes sociais, que aparece em seguida com um total de 3,8 bilhões de reais em investimentos, valor correspondente a 32,5% do total. Mais uma vez, o maior volume (48,5%) de verbas de publicidade digital ficou com search e classificados, que registrou 5,7 bilhões de investimentos em 2016, mais do que os 5,169 bilhões do ano anterior.
Vale notar ainda que o crescimento do segmento de mídia programática (display) no último ano, quando respondeu por 1,9 bilhão de reais, o equivalente a 16,5% do total de publicidade digital em 2016 no Brasil.
Projeções
Com a economia dando sinais de uma lenta retomada, o IAB Brasil projeta que os investimentos em publicidade digital tendem a se ampliar ainda mais, muito em função dos resultados entregues no ano passado, tanto em performance de vendas como em branding. “Isso fez com que a plataforma entrasse de vez nos planos de mídia dos anunciantes e das agências, e estimamos que o digital responderá por quase um terço do volume total investido em publicidade este ano”, afirma Nobrega, ao destacar que tal avanço confirma a tendência já verificada em mercados mais maduros, como Estados Unidos e Reino Unido.
Para a diretora executiva do IAB Brasil, Cris Camargo, “a pesquisa mostra que o volume de investimento em publicidade digital já é uma realidade no mercado brasileiro, com potencial de um crescimento ainda maior. Este cenário torna essencial o desenvolvimento técnico dos profissionais envolvidos em toda a cadeia de valor. Dessa forma, o IAB Brasil, exerce papel estratégico na formação do mercado, por meio de seus eventos, cursos e disseminação de conteúdo”.