Filme poderoso explora paixão pelo Flamengo
A relação intensa da nossa população com futebol é ambientada num histórico de paixão e orgulho. Pensando na singularidade dos torcedores flamenguistas, a NBS desenvolveu o branding “Isso aqui é Flamengo”, slogan que, além de ter roubado a cena durante o jogo do Flamengo contra o San Lorenzo em um mosaico gigantesco no Maracanã, também ganhou destaque na campanha de sócio torcedor do clube. O filme foi produzido pela Stink Films.
“Como descrever a paixão e o orgulho que os torcedores rubro-negros sentem pelo Flamengo?” A partir deste mote, a campanha se desdobrou em conteúdos para a TV e internet que exploram a ideia de que “o Flamengo já ultrapassou os limites que definem um time de futebol para se tornar algo muito maior e mais importante, algo mítico, como uma religião ou uma nação, e que, por isso mesmo, ganhou uma definição própria, que se encerra em si mesma e dispensa explicações: Isso aqui é Flamengo”.
“É uma maneira de levar para a comunicação do clube o sentimento que todo rubro-negro tem em relação ao Flamengo e ao que o Flamengo representa em sua vida. É uma mistura de orgulho, autoconfiança e expectativa sempre alta, e nesta mistura está concentrada a força mítica e gigantesca da Nação Rubro-Negra. Acreditamos que este trabalho vai falar com o coração de quem tem o vermelho e o preto correndo nas veias”, comemora André Lima, Vice-Presidente de Criação da agência NBS.
De acordo com Daniel Orlean, vice-presidente de marketing do clube: “Não dá para explicar o que é Flamengo. É preciso viver, é preciso sentir, para então, tentar entender. O posicionamento que a NBS criou em conjunto com a gente brinca com isso, de forma intensa, apaixonada: ‘Isso aqui é Flamengo’, porque só Flamengo é Flamengo. E o filme traz essa intensidade, de forma bem diferente de tudo que já fizemos no passado. É forte, como o Flamengo pretende ser em tudo que disputar esse ano. É forte porque conta com a nação, porque conta com um time unido e com raça, porque conta com o apoio de seus sócios torcedores, que tem o orgulho de fazer o Flamengo cada vez mais competitivo e mais forte”.
Para aumentar ainda mais a identificação da torcida com o filme, a agência colocou a versão para a internet com exatos 81 segundos, uma referência clara ao título mundial conquistado pelo clube em 1981. E para a locução escolheu o rubro-negro Marcelo D2. A campanha quer mexer com esse sentimento único que move mais de 40 milhões de brasileiros que torcem pelo clube e convoca-los a se tornarem sócios torcedores, com benefícios exclusivos.
“Trata-se de uma justa homenagem e uma convocação ao verdadeiro responsável por esse mito por trás do nome Flamengo: cada torcedor dessa imensa Nação”, explica Guto Azevedo, um dos diretores da Stink Filmes. “Todo rubro-negro tem orgulho de bater no peito e repetir essas quatro palavras quando confrontados com alguma adversidade”, completa Diego Claudino, dupla de Guto na direção da produtora de filmes e no amor pelo time.