Facebook lança Creative Hub para mobile
Desde que foi lançado o Creative Hub no Festival Internacional de Criatividade de Cannes em junho, a ferramenta foi testada por mais de 30 agências de publicidade para construir uma experiência transformadora que agora está pronta para toda a indústria.
A partir de hoje (29), a ferramenta está disponível globalmente para toda a comunidade de anunciantes e profissionais do marketing. Além disso, está sendo lançado uma Inspiration Gallery que apresentará exemplos excepcionais e criativos para dispositivos móveis no Facebook e no Instagram.
O celular ainda é um meio relativamente novo para anúncios e também é sabido que as pessoas consomem conteúdo no celular de maneiras fundamentalmente diferentes do que fazem em outras mídias. Dos 111 milhões de brasileiros que acessam o Facebook, mais de 90% o fazem via dispositivos móveis.
É por isso que o Creative Hub, um novo destino no mobile onde os profissionais de marketing e anunciantes podem ser inspirados por peças criativas, projetar suas próprias ideias e compartilhar com outros. Além disso, a plataforma é uma maneira mais rápida e fácil de produzir ideias que captem a atenção e encantem as pessoas onde estão gastando seu tempo – no celular.
O mecanismo foi desenvolvido em resposta aos pedidos da comunidade criativa, que dizia precisar de uma ferramenta para ajudá-la a experimentar a criação de conteúdo no Facebook e no Instagram – incluindo a tentativa de novos formatos, visualização de ideias em telas móveis, colaboração interna e compartilhamento de esboços com o cliente, por exemplo.
Se inspirar
A nova Inspiration Gallery do Creative Hub permite a descoberta do que outras marcas e agências criaram no Facebook e no Instagram, utilizando formatos criativos, incluindo vídeos 360º, Carrossel e Canvas. Ela permite descobrir novos trabalhos e obter mais informações sobre a estratégia da campanha e de criação e, em seguida, enviar o anúncio para o celular para analisá-lo em um ambiente de feed para dispositivos móveis.
Criar e testar
Com a inovação, é possível ver quais formatos de anúncio estão disponíveis para que os anunciantes possam decidir o que funciona melhor para cada campanha. E com a nova ferramenta de pré-visualização, pode-se criar ideias em todos os formatos de anúncio disponíveis no Facebook e no Instagram. Para acessar, basta uma conta de usuário do Facebook. A ferramenta permite salvar mock-ups e retornar a eles mais tarde e, se a agência tiver uma conta de Gerenciador de Negócios, as pessoas poderão colaborar e compartilhar ideias dentro das equipes.
Ver o trabalho em ação
É importante ver anúncios no ambiente em que o público o vê. Depois de criar os mock-ups, o anunciante consegue pré-visualizar a sua peça como se estivesse rodando em um feed para dispositivos móveis e também pode ver como ficaria no feed de notícias do Facebook ou do Instagram. Ele também permite a criação de uma URL para enviar os materiais para outras pessoas do time ou clientes para que eles também possam ver o anúncio rodando em um ambiente de feed para celular.
Para testar o Creative Hub basta acessar creativehub.fb.com e navegar pela Inspiration Gallery. Em seguida, crie o seu mock-up para seu primeiro anúncio. Para quem quiser aprender a usar o Creative Hub, veja também curso disponível na plataforma Blueprint.