Brasil adere à campanha da Viacom contra escravidão moderna
Apesar de ter raízes antigas na história, a escravidão existe ainda hoje em muitas formas. Tráfico de seres humanos, servidão por dívida e trabalho doméstico forçado são apenas alguns exemplos. Para lidar com esta questão, desde o último sábado, 13 de maio, dia da abolição da escravidão no Brasil, a campanha global ’50 For Freedom’ foi estendida ao país com o objetivo de continuar gerando consciência sobre a importância do fim da escravidão moderna. Desde então 4.100 pessoas já se engajaram na causa, solicitando que seus governos assinem o Protocolo sobre o Trabalho Forçado. A inciativa é apoiada pelo ator Wagner Moura, além das marcas MTV, Comedy Central e Paramount Channel por meio de suas redes sociais e uma série de cápsulas promocionais. A MTV também irá publicar artigos informativos sobre o tema em um blog, por meio do ‘MTV Voices’.
’50 For Freedom’ é uma campanha da OIT cujo objetivo é impulsionar a luta mundial contra o trabalho escravo. A meta da campanha é que até o fim de 2018 pelo menos 50 países assinem o protocolo que obriga os governos a tomarem ações em três âmbitos principais: prevenção, proteção às vítimas e a garantia de acesso à justiça. Uma vez assinado o protocolo, os países se comprometem a comunicar constantemente sobre as regulamentações implementadas e seus progressos.
Para Moura, o ativismo contra o trabalho forçado vem da sua infância: “Venho de uma cidade na Bahia onde presenciei muitos casos de pessoas trabalhando em regime de escravidão e passei muito tempo da minha vida pensando que aquilo era algo normal. Quando percebi que os trabalhadores têm direitos humanos que devem ser respeitados, a questão se tornou muito importante para mim, pela minha origem, por isso assumi o papel como ativista dos direitos humanos. Estou muito orgulhoso em ter meu nome e minha imagem vinculados com a OIT – Organização Internacional do Trabalho e a campanha ’50 For Freedom’”. Para Mario Cader-French, vice-presidente sênior de assuntos públicos e responsabilidade social empresarial da VIMN Américas – Viacom International Media Networks The Americas – “’50 for Freedom’ é uma grande iniciativa que já criou um impacto significativo em diferentes comunidades da América Latina”. E completa: “O assunto da luta contra a escravidão moderna é de grande importância para nós e estamos muito determinados a continuar promovendo mudanças positivas por meio de nossa parceria com a OIT e Wagner Moura”.
A ‘MTV Agentes de Cambio’ convida os jovens a se unirem para transformar e melhorar o mundo em que vivem. Nos últimos dez anos, diversas iniciativas destacaram as ideias e projetos de jovens da América Latina, como ‘Por Un Mundo Sin Amargura’, ‘Aflateen’, ‘¿Si Te Apuras Que Ganas?’, ‘México Sin Trabajo Infantil’, entre outras. A ‘MTV Agentes de Cambio’ também promove o prêmio Chiuku para reconhecer celebridades como Miguel Bose e J Balvin, que têm promovido iniciativas para causas importantes em países latino-americanos. Agora, a ‘MTV Agentes de Cambio’ e o ator Wagner Moura somam esforços para lutar contra a escravidão moderna.