Ação utiliza VR para advertir motoristas sobre riscos da bebida

  • Ação utiliza VR para advertir motoristas sobre riscos da bebida


A realidade virtual abriu novos horizontes na propaganda, incluindo a possibilidade de oferecer ao público diferentes olhares e experiências sobre as mais variedades situações. A ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) em parceria com o DER (Departamento de Estradas e Rodagem) lançou o projeto Rodovirtua, uma nova ferramenta que usa a realidade virtual e vídeos em 360 graus para suas campanhas de educação no trânsito. Desenvolvido pela Jokerman Non Traditional Media, empresa de Live Marketing, o projeto consiste em uma série de filmes que simulam situações a que o motorista está sujeito ao adotar medidas de risco ao volante.

Segundo Pedro Rovai, diretor comercial da empresa, a realidade virtual tem o poder de captar o máximo de atenção visual e auditiva de seus espectadores e pode ser utilizada para contar diferentes tipos de histórias, com inúmeras aplicações, e isso explica o enorme crescimento de empresas interessadas em intensificar seu uso.

No projeto Rodovirtua, a tecnologia dos óculos de Realidade Virtual permite ao público uma experiência de imersão em situações que oferecem grande risco aos usuários das rodovias. A ideia do projeto é de que ao colocar os óculos, a pessoa tenha a sensação de estar dentro do filme, como se fosse o motorista, vivenciando intensamente a cena.

“A ARTESP está num processo de modernização constante. Começamos com a informatização nos processos de fiscalização e agora, com o Rodovirtua, estamos usando a tecnologia para auxiliar na conscientização dos usuários para termos rodovias cada vez mais seguras”, destaca o diretor geral da agência, Giovanni Pengue Filho.

A combinação de álcool e direção é o primeiro tema a ser explorado na ação. Outros serão disponibilizados no futuro, sempre definidos pela ARTESP e baseados em dados estatísticos que representam as principais causas de acidentes nas rodovias nos últimos anos.

O Rodovirtua pode ser disponibilizado a diversos públicos em todo o Estado de São Paulo. Empresas e entidades interessadas em realizar ações educativas com o Rodovirtua podem entrar em contato com a ARTESP no e-mail artesp@artesp.sp.gov.br para agendar datas para a realização de eventos. As parcerias podem ser feitas com concessionárias, prefeituras, escolas, universidades, empresas e shoppings, entre outras instituições.

Quem não tiver acesso aos óculos Rodovirtua, poderá assistir em outras plataformas para vídeos 360, como Facebook e Youtube, ou ainda fazer o download de aplicativo em market places.