Por que ter uma agência de publicidade?
Nos dias de hoje, nenhuma empresa, de qualquer segmento, pode se dar ao luxo de fazer investimentos errados, fora de hora ou, simplesmente, desperdiçar os seus recursos financeiros. Tudo tem que ser minuciosamente planejado, mensurado e as perspectivas de resultado devem fazer parte da discussão. Saber onde se quer chegar é o primeiro passo para uma jornada que ninguém pode saber ao certo onde vai dar, mas ter este norte é de fundamental importância para a sobrevivência de sua empresa num mercado tão voraz e competitivo. Em todas as áreas internas, saber como atuar é crucial. Financeiro, Vendas, Compras, Licitação, Administrativo. Tudo tem que ter um modus operandi.
Porém, na criação de um Plano de Negócios, muitos empreendedores esquecem de um fator que sempre faz a diferença: a Comunicação da empresa. Por uma questão de cultura nacional, ainda vemos a publicidade e a propaganda como gastos, e não como investimento. Tanto é verdade que é a última área a ser pensada ou contratada e a primeira a ser cortada em momentos de readequação de orçamento ou crise. Triste engano. Às vezes fatal. Paralelamente às diversas áreas de uma empresa, a Comunicação age diretamente com os esforços de Venda para que o produto ou serviço de uma empresa cheguem aos ouvidos e despertem o interesse de um público-alvo específico. De que adianta ter a melhor logística de mudanças se ninguém sabe que esta companhia existe? Como as pessoas vão provar aquele novo refrigerante se ninguém nunca ouviu falar sobre ele? E aquele super tênis de corrida? Você conhece? Pois bem, não existe empresa se não existir divulgação. A área de Vendas não consegue trabalhar se não houver fluxo de pessoas interessadas em seu produto ou serviço. Vejo muitos empresários reclamando da dificuldade dos negócios e da ausência de clientes. Pergunto como vai a divulgação da empresa e constantemente escuto que “não está na hora de divulgar” ou que “não tem dinheiro para este gasto“. Esta é a mentalidade dos empreendedores de pequeno e médio portes de nosso país. Publicidade é gasto, nunca investimento.
Na outra ponta, vejo também executivos se vangloriando de sua atuação nas redes sociais (em especial o Facebook) e das lindas criações que são postadas ou enviadas por e-mail. Quando pergunto qual a agência que trabalha para ele, ouço com grande frequência: “Agência que nada, meu sobrinho sabe fazer essas coisas, sabe mexer no computador e manda muito bem!” Outro triste engano. Não querendo desacreditar ou desmotivar o “sobrinho” de ninguém, mas publicidade é algo para profissionais. Deixe-me explicar o porquê.
Quando você abre sua empresa, você busca os melhores profissionais para os pontos estratégicos. Você não vai colocar o seu “sobrinho”, que entende um pouco de matemática, para cuidar do seu Financeiro, simplesmente porque isso é suicídio e ele, coitado, não é especializado no assunto. Não estudou para isso. Simples assim. Uma agência de publicidade é uma empresa que conta com profissionais altamente qualificados, especialistas em comunicação estratégica e prontos para analisar as condições de sua empresa e de seu mercado para propor as melhores soluções de divulgação. Uma agência de publicidade é preparada e qualificada para negociar com os veículos de comunicação a utilização da sua verba de publicidade e consegue comprar os melhores espaços para que sua propaganda tenha o resultado esperado. Mais do que isso, uma agência de publicidade tem o know-how necessário para mensurar os resultados de sua campanha e dizer quais são os melhores caminhos a seguir dali por diante.
Recentemente, num trabalho de prospect da minha agência, conversei com um empresário que, orgulhosamente, me disse que não precisava de agência de publicidade porque ele mesmo negociava o que era melhor para a comunicação de sua empresa. Fiquei impressionado e perguntei sobre um frontlight que ele havia negociado recentemente e pago um valor bem acima ao de mercado (isso mesmo, a gente também conhece os valores da cada veículo de comunicação). Ele me disse que negociou muito bem e que estava satisfeito. Quando perguntei se ele havia visto o frontlight instalado ele respondeu que não precisava. Convidei-o a visitar o local comigo. Ele havia comprado um espaço à beira de uma rodovia, com grande fluxo de veículos nos horários de rush. Quando chegamos ao local, o frontlight estava uns 60m para dentro de um pasto e com uma árvore enorme na frente. Sem visibilidade alguma. Ele ficou possesso e, ao mesmo tempo, sem graça. Eu disse que uma agência de publicidade tem como obrigação e compromisso, saber a localização exata dos pontos de veiculação, o fluxo de veículos por hora, dia e mês, assim como negociar valores mais reais de mercado, inclusive com descontos para períodos mais extensos. Ele não tinha mais o que falar.
Este é o ponto que eu quero destacar. Uma agência de publicidade tem como rotina de atuação a aquisição de todas as informações necessárias para que a campanha de uma empresa obtenha o sucesso esperado. E estamos falando apenas do trabalho do profissional de Mídia. A equipe de Criação é composta por pessoas especializadas em transformar ideias e conceitos em arte, em propaganda, publicidade que convença e que venda. O Atendimento é o profissional que representa a agência dentro do cliente e o cliente dentro da agência. Fundamental para que todos falem a mesma língua. O Planejamento é responsável por colocar em prática, e dentro de um prazo estabelecido, tudo o que foi definido como estratégia entre agência e cliente. Ou seja, são profissionais capacitados para fazer sua marca, seu produto e seu serviço se destacarem no mercado em que atuam.
Ter uma agência de publicidade nunca será um gasto. É investimento sério e objetivo para quem almeja ser muito mais do que mais uma empresa no mercado em que atua. Em tempos de crise, as empresas que anunciam são as que primeiro se recuperam e que permanecem mais fortes em suas áreas de trabalho.
Se você ainda não conhece a fundo o trabalho de uma agência de publicidade, converse com uma. Marque uma visita. Pergunte, explore, debata. Sem compromisso. Sem a obrigação de contratação. Existem agências para todos os tipos de clientes. E existem vários tipos de contratação financeira também. Com certeza você e sua empresa acharão uma do tamanho de sua capacidade de pagamento e, juntos, conseguirão alçar voos muito mais altos do que outras empresas que negligenciam o poder da comunicação.
Até breve,
Wander Innocencio
Sócio-Diretor na Tacticall Comunicação Integrada