O que esperar da sua agência de publicidade?

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O que esperar da sua agência de publicidade?

Agência de publicidade é a empresa especializada em trabalhar a imagem de uma empresa ou de um produto específico. É ela que define as estratégias de divulgação de um produto, de um serviço ou de uma marca. É a agência de publicidade que busca os melhores caminhos para que o seu público-alvo tenha conhecimento da mensagem de comunicação que você deseja que chegue até ele. É a agência que planeja, cria, estrutura toda a sua campanha, bola a estratégia e escolhe os meios de comunicação para que seus objetivos sejam alcançados, sejam eles institucionais ou em vendas. A agência de publicidade cuida da sua marca no mercado. Ok! Todo mundo sabe disso. Mas o que realmente você pode esperar da sua agência?

Ao se contratar uma agência de publicidade, tenha em mente o que você realmente busca como resultado. Você pode precisar apenas lançar um produto. Ou você pode precisar que a marca de sua empresa seja recolocada no seu mercado de atuação. São dois objetivos completamente diferentes. Para você ter o que contratou, tem que saber o que exigir e, principalmente, saber se a agência que está contratando pode entregar o que você quer. Para grandes projetos, grandes gastos. Para pequenos projetos, pequenos investimentos. Tenha isso em mente.

Uma agência de publicidade tem que ter conhecimento de mercado, tem que ter domínio de Planejamento, tem que ter uma equipe muito técnica para as negociações de mídia com os veículos de comunicação. Esta mesma agência tem que ter sua equipe de Criação super antenada com o passado, o presente e o futuro de tudo o que está acontecendo no mundo. As tendências, o que já foi sucesso, o que está acontecendo agora em todos os cantos do planeta. A internet está aí para isso, para que tenhamos acesso a todas estas informações.

Acima de tudo, a sua agência de publicidade tem que ter know how. No meu entender, não adianta ter uma agência só de garotos recém formados, assim como uma agência só de dinossauros da propaganda também não resolve. Tem que haver uma mistura muito equilibrada da experiência com o ímpeto da juventude. Conceitos antigos servem de referência para tudo o que já foi feito na propaganda, para o que deu certo e o que deu errado. A experiência ajuda a identificar possíveis problemas de percurso. A propaganda não é só criação. Também é uma ação técnica, que precisa de resultados. A experiência lhe provém isso. Por outro lado, a juventude é de suma importância porque ela é ousada, é abusada e não tem medo de experimentar novos caminhos, novos conceitos. A juventude pensante enxerga espectros da comunicação muito sutis aos olhos mais envelhecidos pela vivência. Inovar é uma palavra de ordem e uma necessidade latente para o sucesso da sua marca. Se você conseguir mesclar estas duas vertentes (experiência x juventude), você terá uma química muito interessante, seja qual for o seu mercado.

Uma agência de publicidade tem que ter interesse em sua empresa. Tem que saber que o resultado é muito importante, não apenas a publicidade para ganhar prêmio. Se você investir R$ 1.000,00 e não tiver nenhum resultado, sua publicidade foi caríssima. Agora, se você investir R$ 100.000,00 e tiver um retorno de R$ 1.000.000,00, sua publicidade foi maravilhosa, seu resultado foi espetacular. Resultado. É o que sua agência tem que lhe entregar. Não há mais espaço para as agências de publicidade que pegam a conta do cliente, fazem uma comunicação qualquer e não estão nem aí para o que vai dar ali na frente. De que adianta conseguir fazer com que o telefone de sua empresa não pare de tocar se você não tem estrutura para atender aos novos clientes? É um tiro no pé. Sua agência tem que prever e propor soluções para isto. Sua agência tem que estar linkada com os seus objetivos internos, com os seus problemas de vendas e, até mesmo, de gestão.

Uma agência de publicidade precisa estar preparada para ter uma visão holística do cliente e de seu mercado. Ela não pode pensar seu negócio apenas no horário comercial. Tem que estar ligada nas várias oportunidades que estão por aí. Os profissionais desta agência têm que passar um tempo dentro da sua empresa, ver como é o dia-a-dia, como são os desafios, as conquistas e os fracassos de sua equipe. Esta agência precisa viver o que você vive, porque ela vai lhe cobrar por isso. Exija isso de sua agência: compromisso e resultado. Uma campanha bonitinha, qualquer pessoa que domine o Photoshop ou o Illustrator pode lhe apresentar. Mas um plano completo com investimentos reais e bem feitos, com perspectivas de retorno, não são todas as agências que têm condições de fazer. Afinal de contas, é da sua empresa que estamos falando. Sua marca merece todo o tratamento especializado que puder conseguir. Você não vai colocar qualquer pessoa para cuidar do seu Financeiro. Comece a pensar desta forma quando o assunto for a sua comunicação. Se qualquer um a fizer, você terá um resultado qualquer. E tenho a certeza de que não é isso que você quer. Preste sempre atenção em três pilares da comunicação: Planejamento – Estratégia – Criação. Estes três elementos definirão o sucesso de sua marca nas campanhas publicitárias. E lembre-se: quem não é visto, não é lembrado!

 

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Wander Innocencio