Investimento em publicidade digital atinge R$ 9,3 bi em 2015
Em evento para a imprensa na tarde de hoje, o IAB Brasil revelou que a publicidade online movimentou mais de R$ 9,3 bilhões em 2015. A previsão para este ano é crescer 12%, chegando a R$ 10,4 bilhões. Esses são os principais dados da pesquisa Digital AdSpending, liderada pelo IAB Brasil e realizada pelo comScore, que contou com a colaboração das principais empresas que compõem o mercado online brasileiro.
O levantamento também apresentou os investimentos por áreas do digital, com valores consolidados de 2015. O segmento de search e classificados é o responsável pelo maior volume de verbas publicitárias, com R$ 5,169 bilhões, seguido por display e redes sociais (R$ 3,148 bilhões) e vídeo (R$ 1,038 bilhão). “Apesar da instabilidade econômica, acreditamos que o setor de marketing digital deva seguir mantendo um crescimento de dois dígitos nos próximos anos. Mercados mais maduros, como Reino Unido e Estados Unidos, são bons exemplos de que o digital conquista ainda mais espaço no budget dos anunciantes em períodos de adversidades”, comenta Andre Izay, presidente do IAB Brasil.
Durante a apresentação, Cris Camargo, diretora executiva da associação, ainda destacou as novidades para 2016 como, por exemplo, a criação dos comitês de “Tendências e Inovação” e “Combate à Fraude”. “Nosso principal statement para este ano é o da transparência, elemento essencial para mostrar a maturidade e seriedade do segmento digital no Brasil”, afirma. A executiva ainda revelou os outros temas estratégicos para o IAB Brasil: adblock, privacidade de dados, mídia programática, viewability, vídeo e mobile. “Esses assuntos prioritários refletem o alinhamento global com os demais IABs pelo mundo. Com isso, também temos a oportunidade de aprender e evoluir com as experiências de mercados mais maduros”.
Redação Adnews