Feliz Ano Novo! De novo!
Feliz ano novo! Sim, feliz ano novo. Sempre comemoramos a chegada de um novo ano do dia 31/12 para o dia 01/01, mas a verdade é que o ano em nosso país só começa após o Carnaval. Já questionei diversas vezes esta afirmação, mas depois de tanto tempo vendo todos os movimentos do comércio, das escolas e das decisões profissionais, não posso mais lutar contra esta máxima. Mesmo achando um absurdo perdermos quase 60 dias (às vezes mais) para que a máquina do dia-a-dia finalmente engrene, isto é um fato!
Somos um país em desenvolvimento, social e econômico, onde cada dia de trabalho conta de forma impactante. Trabalhamos quase 5 meses do ano para pagar os altos impostos a que somos submetidos e ainda temos que “perder” mais 2 meses em festas e férias? Calma, não sou hipócrita. Curto muito viajar no início do ano, amo o Carnaval e adoro feriados, mas seria mesmo este o caminho certo para uma sociedade em busca do crescimento? Não estaríamos nós alienados e envolvidos pelo sistema? Não estamos na cultura do “pão e circo” enquanto as coisas rolam por aí? Em países como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e até mesmo China, os feriados são muito escassos e o nível de produção da população é enorme. Os resultados também. São economias fortes com alto nível de crescimento e com fatos e variáveis que mostram o quanto perdemos tempo aqui em nosso Brasil com todas estas paralisações oficiais que temos.
O fato do ano começar depois do Carnaval é desesperador para quem trabalha com o planejamento de Marketing e Comunicação de diversos clientes. Mais uma vez ressalto aqui uma falha profissional nossa: não estamos habituados com o planejamento. Não estamos habituados com a tomada de decisões estratégicas. Ainda não conseguimos parar para pensar, em setembro, como será nossa atuação no primeiro trimestre do próximo ano. Tudo fica para cima da hora. Mas queremos os melhores resultados, sempre. Campanhas publicitárias inteiras são perdidas por causa desta falta de planejamento. E o cliente sempre culpa quem? Advinha? A agência que não alertou para isto. Mas ele está errado? Acho que não. Mesmo não sendo de nossa cultura pensar com Planejamento e agir com Estratégia, sempre queremos os resultados mais espetaculares possíveis. Grandes agências e grandes clientes têm este hábito. Mas estamos falando de quantas empresas? 500? Temos uma economia com milhões de pessoas e empresas em desenvolvimento, que precisariam, apenas, de planejamento.
Mas o ano está começando e sempre é uma oportunidade para visualizarmos o nosso plano de voo para os próximos 6 meses, pelo menos. Ainda há tempo para planejar o que desejamos para o ano de 2015 e tomar as atitudes e decisões que irão nos fazer ficar mais próximos de nossos objetivos. Isso vale para pessoas e para empresas. Chega de colocar a culpa na falta de tempo, na falta de conhecimento, na falta de parcerias. Puxe para você a responsabilidade de fazer a sua marca crescer, chegar aonde você quer que ela chegue. Mais uma vez falo de você, como pessoa, ou de você, como gestor de empresa. O ano começa, mesmo dois meses depois, cheio de oportunidades e novos horizontes. Trace sua meta. Os desafios são diários. Planeje. Pense estrategicamente. Faça diferente do que você vem fazendo até hoje. Seja você a mudança que tanto projeta nos outros. Pare de reclamar da sua vida, da sua posição, do seu status, do seu resultado. Transforme o que acha de errado. Tenha coragem. Quer perder barriga? Entre numa academia. Não tem dinheiro? Faça caminhadas todos os dias. Quer mais dinheiro? Estude. Abra a sua empresa. Mude seu gerenciamento. Mude a sua posição. O mundo está aí para quem quer estar no mundo. Hoje, se você decidir ser milionário, você está certo. Mas se você decidir ser apenas mais um, você também está certo. Quem define seu caminho é você, ninguém mais.
A vida é um movimento contínuo. O ano começa agora. Na verdade, começa todos os dias, todos os instantes, a cada segundo. Tome as rédeas e pare de reclamar de seus fracassos ou limitações. Para ser um campeão na vida, seja primeiro um campeão com você mesmo. Mude já.
Feliz ano novo!!! Feliz você novo!!! De verdade.
Wander Innocencio