Facebook mira verba publicitária das TVs nos Estados Unidos
De acordo com informações do The Wall Street Journal, a rede social criada por Mark Zuckerberg está desenvolvendo um aplicativo com foco em vídeos para as plataformas de “set-top box”, como AppleTV, ChromeCast, entre outros. O objetivo é criar um novo espaço para o seu gigante acervo de filmes e também abrir espaço para novos formatos publicitários.
Parte do projeto tem a ver com a expansão do Live, ferramenta de streaming ao vivo do Facebook e as negociações da empresa para agrupar o licenciamento de programação de TV de qualidade e longa duração. Um app para televisões conectadas seria, então, a maneira ideal de distribuir esse conteúdo premium.
Comercialmente falando, essas e outras iniciativas podem resolver um “problema” da rede social: embora seja atualmente a segunda plataforma digital que mais recebe publicidade em todo o mundo, atrás apenas do Google, o Facebook revelou em novembro que restava pouco espaço para anúncios em seu feed de notícias, principal receita da empresa.
Para continuar crescendo, parte da estratégia do Facebook pode se concentrar em morder uma fatia ainda maior do bolo publicitário de TV nos Estados Unidos, que hoje representa US$ 70 bilhões. Não é segredo para ninguém que a plataforma tem investido muito de sua estratégia no formato de vídeo nos últimos anos. De acordo com a publicação americana, o futuro da rede social passa por um processo que a transformará em uma espécie de “TV móvel”.
