Experimento estimula diálogo entre pais e filhos em campanha

  • Experimento estimula diálogo entre pais e filhos em campanha


No Vestibular 2017, a ESPM-Sul se coloca no centro das tensões entre futuros universitários e seus pais – um turbilhão de emoções para ambos os lados, repleto de expectativas, inseguranças e silêncios. A Escola propõe um experimento baseado na ideia de que o contato visual contínuo aumenta a intimidade entre as pessoas. Pais e filhos aceitaram o desafio e foram posicionados frente a frente por alguns minutos.

Através de um ponto eletrônico, eles receberam instruções de um mediador do experimento. O que eles não esperavam, no entanto, era o que escutariam a seguir: áudios de uma entrevista prévia feita com o outro – pais puderem escutar os dilemas dos filhos, enquanto os filhos ouviam as percepções de seus pais sobre as tensões do vestibular.

Os vídeos mostram esse momento de catarse: coisas que nunca haviam sido ditas ganham voz, sentimentos antes guardados encontram expressão. O experimento busca inspirar outras famílias a dialogarem e compartilharem suas ansiedades, aliviando o peso do silêncio que tantas vezes dificulta as relações entre pais e filhos.

A campanha busca atrair a atenção das pessoas para a importância de falar abertamente sobre seus conflitos, promovendo a empatia e incentivando as famílias a encontrarem mais espaços para se expressarem – momentos que, em muitos casos, se tornam raros, mas que dependem apenas da iniciativa de dialogar e da abertura para escutar.