Campanha #CORRUPÇÃONÃO do Ministério Público

  • Campanha #CORRUPÇÃONÃO do Ministério Público


No final de 2014, a Associação Ibero-americana dos Ministérios Públicos (AIAMP), que reúne 21 Estados-membros, sendo três deles europeus, decidiu lançar uma grande campanha internacional contra a corrupção em todas as suas formas, visando sensibilizar os cidadãos para o tema. O Brasil confiou ao Ministério Público Federal (MPF) a missão de desenvolver a campanha publicitária #CORRUPÇÃONÃO, lançada oficialmente no dia 25 de maio. Realizada simultaneamente em 21 países, a iniciativa quer mobilizar o maior número de pessoas possível em torno de uma ideia simples: o primeiro passo para acabar com esse problema é dizer “NÃO” a qualquer atitude corrupta. Outro objetivo da campanha é divulgar o importante papel dos Ministérios Públicos no combate à corrupção em seus respectivos países. A Vento Bravo Comunicação, agência de Brasília que atende a conta do MPF, abraçou esse desafio. A agência acredita que o desenvolvimento de uma campanha dessa natureza representa um marco, especialmente porque vai ser veiculada em outros países. O trabalho exigiu muito estudo e pesquisa, já que para alcançar adesão internacional, a campanha precisava ser conceitual e, sobretudo, não utilizar exemplos para passar a mensagem principal. “A campanha é bastante conceitual e aborda, de maneira bem simples, o conceito de corrupção, mostrando que qualquer um de nós pode dizer NÃO à corrupção diariamente”, declara Humberto Junqueira, sócio e diretor de criação da Vento Bravo Comunicação. Vanessa Mendonça, sócia e diretora de atendimento, acredita que “a campanha vai estimular as pessoas de todos esses países porque foi elaborada com a intenção de “viralizar” a web, para ganhar ainda mais força e estimular a discussão.” A campanha tem como principais peças um comercial de TV e cinema, com versões de 60 e 30 segundos e um comercial de rádio de 30 segundos, gravados em português, espanhol europeu e espanhol latino; anúncios para jornais e revistas, cartazes, banners web, hot site e peças para Facebook e Twitter, todos com versões em português e espanhol. A mídia out of home também será utilizada com mobiliário urbano, mídia aeroportuária, empenas, entre outras peças. Vale ainda lembrar que a criação e produção das peças publicitárias da campanha foram pagas utilizando os recursos para propaganda já previstos pelo Ministério Público Federal, mas cada Ministério Público terá de buscar junto aos veículos de comunicação de seus países, a parceria para a veiculação. No Brasil, o órgão, que é uma referência internacional nesse quesito, não compra espaço publicitário para suas campanhas. Toda a veiculação é obtida gratuitamente com a adesão dos veículos de comunicação. Conheça a campanha: http://corrupcaonao.mpf.mp.br/

 

FONTE: Coluna Pedro Abelha